top of page

O Rancho Folclórico de Alcácer do Sal foi fundado no dia 8 de Novembro de 1954, no presente ano completa o seu 59º aniversário.

Fundação

Missão

Temos como missão divulgar a riqueza Etnofolclórica da região de Alcácer do sal.

Alcácer do Sal

Historial

Foi em 1954 que o conhecido poeta Alcacerense, António Cigarra Pegas, fundou o Grupo Artísticos Amadores do Sado. Este que na década de 60 passou a Rancho Folclórico de Alcácer do Sal.
Consciente da riqueza do alfobre existente na região do Vale do Sado, Cigarra Pegas após denodados esforços, constitui este agrupamento que viu reconhecida a sua autenticidade.
É assim que, após a sua formação e depois das primeiras exibições a sua presença é reclamada em diversas localidades, sendo de recordar a sua passagem pelo Estádio José de Alvalade, estúdios da Radiotelevisão Portuguesa, no Lumiar, e na Pousada de S. Filipe em Setúbal, onde representou o Distrito perante autoridades governamentais e visitantes estrangeiros.
De referir que na cidade de Setúbal, durante a Feira de Santiago, este agrupamento era presença obrigatória.
De 1954 a 1974 leva a vários pontos do país o Folclore autêntico da região de Alcácer, ostentando então e apenas o trajo de festa da Ribeira do Sado.
Depois de um período de 10 anos em que se manteve inativo eis que ressurge no panorama Folclórico Português o verdadeiro representante do Folclore Sadino.
Detentor, presentemente, de uma variedade de trajos genuínos, desde fatos de trabalho e festa, romaria e antigos do século passado, o Rancho Folclórico de Alcácer do Sal continua a trabalhar em prol da verdadeira cultura, herdada dos seus avós.
Estes demonstram os usos desde o séc. XIX até meados do séc. XX. Assim, na vertente feminina temos, desde os trajos antigos de ir à Vila, Lavradora, Varina e Ribeirenha. O grupo ostenta os trajos masculinos de Ribeirenho, Ganhão, Lavrador e Pescador. Por último, os trajes de Salineiro e Mondina, ex-líbris da região de Alcácer.
Nas danças o grupo apresenta Polqueados, Marcadinhos, Viras e Valseados, sem esquecer o célebre Ladrão do Sado, em que vários estudiosos se têm debruçado.

O Rancho de Alcácer, que se encontra filiado na Federação do Folclore Português na qualidade de sócio efectivo, e realiza anualmente, no primeiro sábado do mês de Julho o Festival Folclórico da Ribeira do Sado, que tem deslocado a Alcácer do Sal, inúmeros agrupamentos folclóricos representando as mais variadas regiões do País.

Grupo Artísticos Amadores do Sado - 1954

Facebook

  • Wix Facebook page

Para aceder ao nosso Facebook basta clicar no ícone.

bottom of page